Secretaria Municipal de Habitação
Prefeitura amplia acesso à moradia regular na zona norte de São Paulo
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Habitação (SEHAB), e da Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (COHAB-SP), realizou nesta quarta-feira (5), no CEU Jardim Paulistano, a entrega de 824 títulos de regularização fundiária e 30 escrituras de imóveis para famílias da região da Freguesia do Ó e de Brasilândia, na zona norte da capital. A ação representa mais um passo na ampliação do acesso à moradia regular e na promoção da segurança jurídica para centenas de famílias, que passam a ter seus imóveis valorizados e reconhecidos oficialmente, com acesso a crédito, melhorias e novos direitos.
Ao todo, os títulos de regularização foram concedidos a moradores de 11 núcleos urbanos: Araripira (Morro do Piolho), Santa Cruz do Escalvado, Agenor Alves Meira, Rui de Moraes Apocalipse, Pedro Alba, Jardim dos Francos II, Tiro ao Pombo, Vila Siqueira (desdobramento das Ruas A e E), Jardim Vitória Régia II e Jardim Paulistano III . Essas comunidades surgiram entre as décadas de 1970 e 1990 e hoje contam com infraestrutura consolidada, como redes de água, esgoto, energia elétrica e vias pavimentadas.
Já as 30 escrituras serão entregues a famílias dos conjuntos habitacionais Jardim das Camélias e Promorar Estrada da Parada, que quitaram seus financiamentos habitacionais por meio do Programa Escritura Cohab, que garante a emissão definitiva da matrícula do imóvel em nome do morador.
“A entrega desses títulos e matrículas representa o reconhecimento da trajetória de vida e de luta de centenas de famílias que construíram suas histórias nessas comunidades. A regularização fundiária transforma a relação das pessoas com o território e com a cidade, garantindo dignidade, segurança e oportunidades. Seguiremos avançando com mutirões semanais e fortalecendo o maior programa de regularização da história de São Paulo, que promove inclusão social, segurança jurídica e desenvolvimento urbano sustentável para a cidade”, afirma o secretário municipal de Habitação, Sidney Cruz.
Com esta nova etapa, a Prefeitura reforça seu compromisso de garantir moradia digna e segura para todos os paulistanos que residem em áreas passíveis de regularização. Apenas na região da Freguesia e Brasilândia, ainda estão em andamento cerca de 1.476 processos de regularização fundiária, abrangendo núcleos como Antônio Augusto Queiroga I e II, Carlos Schumacker, Daniel Cerri I e II, Jardim dos Francos I, Jardim Guarani / Boa Esperança, Norberto Almandoz, Santo Antônio do Carangola e Vila Jaraguá.
Com essas novas entregas de títulos de regularização previstas para o evento, a Prefeitura de São Paulo, por meio da SEHAB, atinge a marca de 60.104 títulos de regularização fundiária entregues desde 2021, sendo 10.708 somente em 2025, um dos maiores volumes de regularização já registrados na capital.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
