Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia

Segunda-feira, 10 de Novembro de 2025 | Horário: 08:00
Compartilhe:

SMIT intensifica entregas de iniciativas sustentáveis

Programas promovem ações ecológicas durante a COP-30, que se inicia hoje

Visando o desenvolvimento sustentável da Cidade de São Paulo, a Prefeitura está alinhada com a agenda climática da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas - COP 30. O evento ocorre em Belém, no estado do Pará, com início nesta segunda-feira (10), até 21 de novembro.

Iniciativas socioecológicas não são novidade dentro da capital paulista, um desses exemplos é o Hub Green Sampa, localizado no Centro de Inovação Verde Bruno Covas. Inaugurado em 2021 pela Prefeitura de São Paulo, é um programa de aceleração voltado para negócios que inovam no setor de sustentabilidade, economia verde e ESG. Nele são oferecidas oficinas e mentorias especializadas para microempreendedores, além de apoio financeiro para as startups.

A Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT) segue promovendo a inclusão de pautas sustentáveis em seus programas. O Fab Lab Livre SP possui projetos voltados à Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS), como as iniciativas de PET Maker, promovendo a reciclagem de garrafas PET. Também é possível citar a reciclagem de PLA (Plástico utilizado para impressões 3D) que incentiva a reutilização deste material e contribui para a redução de resíduos tecnológicos.

Em seu cronograma de oficinas, o Fab Lab oferta aulas de Plástico Precioso, que recicla resíduos plásticos para a criação de novos assessórios, oficinas de Upcycling (Reutilização Criativa), reaproveitando materiais descartados, e Kit Rute, voltada a atividades educativas com foco em práticas sustentáveis e conscientização ambiental.

Já o programa Descomplica SP, nas unidades Casa Verde, Parelheiros, Perus e Vila Mariana, vem sendo realizada a instalação de Sistemas Fotovoltaicos – fonte de energia renovável a partir da luz solar – possibilitando a redução no gasto de energia elétrica.

Com a implementação nas unidades do programa, é esperada uma economia da energia elétrica a médio e longo prazo nos próximos anos, contribuindo para a adequação do Descomplica às diretrizes de eficiência energética.

Promover ações ecológicas alinhadas ao avanço tecnológico é um dos objetivos da SMIT, que reforça o constante apoio a políticas públicas sustentáveis dentro de seus programas. Trabalhamos para a concretização de uma cidade inteligente e mais sustentável para todos.

Mais informações:
Assessoria de Comunicação da SMIT
inovacao@prefeitura.sp.gov.br

collections
Galeria de imagens