Instituto de Previdência Municipal
Ações e Programas
A Execução Orçamentária consiste no cumprimento das regras para a realização da despesa tributária, conforme a disponibilidade financeira da Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP). Dessa forma, a execução orçamentária pode ser entendida como a trajetória da despesa pública, com identificação das condições de seu início e seu término.
O Plano Plurianual (PPA), previsto no art. 165, I da Constituição Federal, é o principal instrumento de planejamento público para orientação estratégica e o estabelecimento de prioridades e metas. Materializado por meio de Programas e Ações da PMSP, o PPA apresenta as despesas de capital e custeio decorrente de todas as áreas do governo, dando transparência à aplicação dos recursos e aos resultados obtidos.
A programação da execução orçamentária deverá seguir o disposto na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), prevista no art. 165, II da Constituição Federal, que é o instrumento, de iniciativa do Poder Executivo, para o estabelecimento de metas e prioridades do exercício financeiro da PMSP, pelo período de um ano. Além disso, a execução orçamentária deverá atender as receitas vinculadas às finalidades específicas, independentemente do exercício de ingresso.
Nesse sentido, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) prevê a realização das despesas de capital para o exercício seguinte e confere a possibilidade de realização mais imediata do PPA. Além disso, tem como função a orientação da elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), que dispõe sobre as alterações na legislação tributária, o estabelecimento da política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento e a manutenção do equilíbrio entre receitas e despesas.
A LOA também institui critérios e formas de limitação de empenho, a determinação das normas relativas ao controle de custos, e a avaliação dos resultados dos programas financiados com recursos dos orçamentos, estabelecendo condições e exigências para transferência de recursos a entidades públicas e privadas.
Outras informações a respeito dos instrumentos de orçamento público podem ser encontradas no site da Secretaria Municipal da Fazenda e na página de Receitas e Despesas do Portal da Transparência.
Despesa orçamentária do Regime Próprio de Previdência Social do Município de São Paulo - SP:
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abr/25 |
IPREM |
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Orçado |
Atualizado |
Realizado |
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96.741.834,00 |
96.741.834,00 |
45.152.998,38 |
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abr/25 |
FUNPREV |
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|
Orçado |
Atualizado |
Realizado |
|
7.766.321.132,00 |
7.766.321.132,00 |
2.097.638.378,97 |
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abr/25 |
FUNFIN |
|
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Orçado |
Atualizado |
Realizado |
|
7.342.812.736,00 |
7.365.997.191,32 |
2.143.780.118,43 |
Informação Atualizada em 20/05/2025
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out/24 |
IPREM |
|
|
Orçado |
Atualizado |
Realizado |
|
86.675.793,00 |
97.875.048,82 |
60.175.007,90 |
|
out/24 |
FUNPREV |
|
|
Orçado |
Atualizado |
Realizado |
|
6.574.065.209,00 |
6.872.655.380,47 |
4.953.303.773,97 |
|
out/24 |
FUNFIN |
|
|
Orçado |
Atualizado |
Realizado |
|
6.947.362.830,00 |
7.104.563.398,09 |
5.381.556.218,02 |
Informação Atualizada em 25/11/2024
| ORÇAMENTO - 2023** IPREM | |||
| Orçado | Atualizado | Empenhado | Liquidado |
| R$ | R$ | R$ | R$ |
| 93.873.280,00 | 85.704.160,37 | 76.258.470,56 | 60.022.136,92 |
| ORÇAMENTO - 2023** FUNFIN | |||
| Orçado | Atualizado | Empenhado | Liquidado |
| R$ | R$ | R$ | R$ |
| 6.809.737.529,00 | 6.601.821.273,33 | 4.523.125.154,09 | 4.521.507.246,52 |
| ORÇAMENTO - 2023** FUNPREV | |||
| Orçado | Atualizado | Empenhado | Liquidado |
| R$ | R$ | R$ | R$ |
| 5.754.656.844,00 | 6.421.433.170,99 | 4.425.004.696,19 | 4.424.700.312,65 |
Para pesquisar as informações sobre Repasses e Transferências, acesse a página Repasses e Transferências de Recursos Financeiros no Portal da Transparência, e a página Emendas Parlamentares.
Acesse também informações relativas às diárias e passagens aéreas dos servidores públicos municipais, na página Diárias e Passagens no Portal da Transparência.
Informações sobre Obras Públicas podem ser acessadas no Portal Obras Abertas
Programa de Metas
O Programa de Metas define as prioridades do governo, as ações estratégicas, os indicadores e as metas quantitativas para cada um dos setores da administração. É possível consultar o conteúdo do programa e acompanhar o desenvolvimento das metas através da página
Acesse o Programa de Metas 2025-2028
Meta 126 - Constituir 2 fundos imobiliários com propriedades da Prefeitura, para reduzir o déficit previdenciário municipal.
Meta 131 - Oferecer o recadastramento e a prova de vida digital para os servidores ativos, aposentados e pensionistas da administração direta, proporcionando maior comodidade e segurança aos beneficiários durante o procedimento.
Plano de Ação da Agenda 2030
A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) é adotada como uma diretriz de políticas públicas em âmbito municipal, conforme estabelecido pela Lei Municipal n° 16.817/2018. A Agenda está integrada a outros instrumentos de planejamento, orçamento e gestão, incluindo o Plano Plurianual (PPA), a Lei Orçamentária Anual (LOA), o Programa de Metas e os planos setoriais da cidade. Cada órgão municipal tem compromissos específicos definidos na Agenda Municipal 2030 e em seu respectivo Plano de Ação, que tem um período de quatro anos, alinhados às suas áreas de atuação. O monitoramento das ações vinculadas à Agenda 2030 é concentrado na Secretaria Executiva de Planejamento e Entregas Prioritárias (SEPEP), integrante da Secretaria de Governo Municipal.
Acesse o Plano de Ação da Agenda de 2030
>>> Não consta meta vinculada ao IPREM no Plano de Ação Agenda 2030 <<<