Subprefeitura M Boi Mirim
Prefeitura inicia obras de duplicação e requalificação da Estrada do M’Boi Mirim
A Prefeitura de São Paulo iniciou, no dia 1º de dezembro de 2025, as obras de duplicação e requalificação da Estrada do M’Boi Mirim, na Zona Sul. A intervenção, aguardada há mais de 10 anos pela população, é executada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) em parceria com o Governo do Estado. Com investimento de R$ 446,7 milhões, a iniciativa vai beneficiar cerca de 800 mil pessoas e melhorar a fluidez do trânsito em uma das principais ligações entre o extremo sul e a região central da capital. A primeira fase será concluída em 2026.
No dia 17 de dezembro a gestão municipal realizou reunião pública com lideranças e moradores da região, na sede da Subprefeitura M'Boi Mirim. Na ocasião, foram apresentados os principais benefícios gerados pela obra, e as alterações temporárias no transporte público e nas vias dos bairros. O encontro contou com a participação de representantes do consórcio que executa a obra, da SPTrans e da CET.
Primeira etapa já em execução
Os trabalhos começaram no trecho entre a Avenida dos Funcionários Públicos e a divisa com Itapecerica da Serra, próximo à Rua Humberto Marçal. Nesse segmento de 1,2 km, a via passará por requalificação completa, incluindo:
• Recuperação de pavimento;
• Enterramento de fios por valas técnicas;
• Implantação de baias de ônibus e ultrapassagem;
• Modernização do sistema de drenagem;
• Nova iluminação em LED;
• Reforço de contenção de encostas;
• Nova sinalização;
• Reforma das calçadas com acessibilidade.
Para evitar interdições no tráfego nesta primeira etapa, a Prefeitura está utilizando seis poços subterrâneos (shafts) instalados nos passeios, permitindo a realização das obras de drenagem sem impactar o trânsito.
Como será o projeto
As intervenções abrangem 6,3 km da Estrada do M’Boi Mirim, divididos em três trechos:
• Trecho 1 (800 m): duplicação entre o Terminal Jardim Ângela e a Rua Riberalta;
• Trecho 2 (4,3 km): duplicação entre a Rua Riberalta e a Avenida dos Funcionários Públicos;
• Trecho 3 (1,2 km): requalificação total até a divisa com Itapecerica da Serra.
A Prefeitura revisa os projetos dos trechos 1 e 2 e elabora os cronogramas de execução.
O conjunto de obras inclui ainda ciclovia nos trechos 1 e 2, alargamento de calçadas, novas travessias de pedestres e pavimentação de concreto e asfáltica.
A via recebe hoje até 300 ônibus por hora, e as novas baias de ultrapassagem devem melhorar significativamente a fluidez do transporte coletivo.
Benefício direto para 19 bairros
A duplicação e requalificação da Estrada do M’Boi Mirim vai facilitar o deslocamento de moradores de 19 bairros do extremo sul, como: Jardim Copacabana, Jardim Nakamura, Alto da Riviera, Parque Bologne, Morro do Índio, Jardim Jangadeiro, Parque Independência, Parque Novo Santo Amaro, Jardim São Lourenço, Jardim Turquesa, Três Marias, Parque do Lago, Parque das Cerejeiras, Jardim Capela, Chácara Sonho Azul, Vila Calu, Jardim Jacira, Chácara Bandeirantes e Jardim Vera Cruz.
Obras que modernizam e ampliam a segurança
Grande parte das melhorias estará sob o solo, com a implantação das valas técnicas para ordenamento das redes de energia, telecomunicações e gás. O novo sistema de drenagem vai reduzir riscos de alagamento na via e nos bairros do entorno.
O projeto prevê ainda:
• Plantio de 216 novas árvores na região;
• Iluminação pública totalmente renovada em LED;
• Sinalização horizontal e vertical atualizada.
A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte (SMT) e a SPTrans anunciam um plano emergencial de desvios e operação temporária para manter o atendimento a cerca de 33 mil passageiros que utilizam o Trecho 3 da Estrada do M'Boi Mirim diariamente em dias úteis. A medida é necessária porque as obras de requalificação da via vão interditar totalmente o trecho entre as Ruas das Margaridas Amarelas e da Mina.
O trecho em questão possui uma frequência programada de 59 ônibus/hora no horário de pico da manhã, incluindo três linhas municipais. A complexidade se deve ao fato de que os viários alternativos disponíveis são distantes e inadequados, apresentando desníveis acentuados de até 30% em alguns trechos.
Estratégia Operacional para a Fase 1
Para minimizar os transtornos à população e garantir que os moradores continuem ligados ao Terminal Jardim Ângela, a SPTrans implementará a linha 7004-22 Vl. do Sol - Jd. Ângela de forma temporária emergencial para a primeira fase da obra. A linha terá operação circular e funcionará diariamente, incluindo dias úteis, sábados e domingos.
Serão utilizados quatro veículos do tipo Padron e o intervalo médio entre partidas será de 15 a 20 minutos nos horários de pico.
Linhas Municipais com Desvios
As seguintes linhas municipais terão seus percursos alterados, em desvios que buscam o percurso alternativo menos impactante, mas que, em grande parte, dependerão da linha temporária para a ligação mais próxima aos bairros:
• 6015-10 Vl. Calú - Jd. Ângela
• 6840-10 Term. Jd. Jacira - Term. Capelinha
• 7004-10 Term. Jd. Jacira - Est. Sto. Amaro/Guido Caloi
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai monitorar a interdição entre a Avenida dos Funcionários Públicos e a Rua das Margaridas Amarelas, no Jardim Ângela, a partir de segunda-feira (5), para continuidade das obras.
Alternativas
• Os veículos que trafegam pela Estrada do M’ Boi Mirim com destino à Estrada do Embu-Guaçu, deverão seguir à direita na Estrada da Cachoeirinha, seguir pela Avenida José Estima Filho, Rua das Margaridas Amarelas e à direita a Estrada do Embu-Guaçu;
• Ou, poderão seguir à direita na Rua José Góes, à direita na Rua Luís Alberto Caldas de Oliveira, à esquerda na Rua Citeron, à direita na Rua da Fortuna, à esquerda na Rua das Margaridas Amarelas e à direita na Estrada do Embu-Guaçu à direita
• Os veículos com destino à Estrada do M’Boi Mirim / Santo Amaro - Centro, deverão seguir à esquerda na Rua das Margaridas Amarelas, seguir pela Avenida José Estima Filho e a esquerda na Estrada do M’ Boi Mirim;
• Os veículos oriundos da Avenida José Estima Filho com destino à Avenida dos Funcionários Públicos, deverão seguir à direita na Rua da Fortuna, à esquerda na Rua Citeron, à direita na Rua Luís Alberto Caldas de Oliveira, à esquerda na Rua José Góes, à direita na Estrada do M’ Boi Mirim e à esquerda na Avenida dos Funcionários Públicos.
A Engenharia de Tráfego da CET vai monitorar a interdição e orientar o trânsito na região, visando manter as condições de fluidez e preservar a segurança dos usuários da via.
Para informações de trânsito, ocorrências, reclamações, remoções e sugestões, ligue SP156.
Recomendações
• Respeite a sinalização;
• Se necessitar pedir informações, proceda de forma a não comprometer a fluidez do trânsito;
• Ao avistar a canalização de orientação na pista, reduza a velocidade dos veículos para maior segurança;
• Procure utilizar vias alternativas, evitando passar nas imediações da interdição.
A Subprefeitura M’Boi Mirim está disponível para esclarecimentos durante toda a execução das obras, que estão sob a responsabilidade da SIURB.
• Endereço: Av. Guarapiranga, 1695 – Parque Alves de Lima
• Atendimento: segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
• E-mail: mboimirim@smsub.prefeitura.sp.gov.br
• Telefone: (11) 3396-8400
Assessoria de Comunicação - SIURB
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk