Notícia na íntegra

Terça-feira, 4 de Novembro de 2025 | Horário: 20:27
Compartilhe:

Prefeitura inaugura Hub Sampa Games, espaço gratuito para ensino profissionalizante em desenvolvimento de jogos

O projeto prioriza a inclusão social com reserva de vagas para jovens em situação de vulnerabilidade e atividades com recursos de acessibilidade

A Prefeitura de São Paulo inaugurou, nesta terça-feira (4), o Hub Sampa Games, na região Central da cidade - um espaço 100% gratuito dedicado à capacitação e profissionalização de pessoas a partir de 16 anos em áreas como programação e design de jogos. O local funcionará como uma escola para formação de profissionais e como ponto de encontro para conexões com diversos atores deste mercado. Durante o curso, os alunos terão ainda oportunidade de realizar mentorias extracurriculares e especializações online. As inscrições para os cursos que se iniciam em 2026 começam no dia 5 de novembro, por meio do link

O prefeito Ricardo Nunes comemorou a entrega do espaço: “A gente fez um equipamento muito bacana e inovador. Talvez as pessoas ainda não tenham a real percepção do que isso pode representar na vida das 720 pessoas que terão a oportunidade de fazer o curso que estamos oferecendo e de colocar suas habilidades em prática de uma forma que gere renda. Nós vamos transformar a vida de muitas pessoas”.

O projeto operado pela Agência São Paulo de Desenvolvimento (Ade Sampa) prioriza a inclusão social com reserva de vagas para jovens em situação de vulnerabilidade da cidade e as atividades online terão recursos de acessibilidade como audiodescrição e intérprete de libras. O grande diferencial da iniciativa é oferecer qualificação técnica gratuita com computadores e dispositivos de última geração, encontros e conexões entre pessoas, organizações e ecossistemas, além de aproximar do mercado os empreendedores que participam das atividades. 

Para Renan Vieira, presidente da Ade Sampa, "a iniciativa fortalece a indústria e começa a transformar a cidade de São Paulo em um grande epicentro e catalisador que inspira muitos outros municípios. Hoje, além da inauguração do Hub Sampa Games, também inauguramos a sexta sala pública de podcast da cidade”.

O espaço tem duas salas de aula, com 20 computadores equipados com os melhores softwares para edição de imagens e vídeos, criação de animações e programação de jogos, além de um estúdio profissional de gravação de podcast e videocast (Sampa Cast), duas cabines de streaming e área de convivência. O Hub Sampa vai oferecer ainda workshops, game jams, meetups e competições de e-sports realizadas em uma arena para eventos com capacidade para cerca de 90 pessoas.

"Esse é um espaço muito valioso para fomentar a indústria nacional de games. Ter um espaço como esse é muito importante para a promoção da educação dentro dos jogos com aulas e encontros, que ajudam principalmente a fazermos network com outros players que já estão dentro da indústria e com os que estão começando", disse o produtor de conteúdo do Grajaú, Rafael Assunção, de 39 anos.

O youtuber Pyong Lee, que está no mercado digital há 16 anos, também ressaltou a importância do local: "é um incentivo e uma inspiração para nós criadores podermos fazer conteúdo, podcast e estudar. Parabéns a todos os envolvidos nesse projeto”.

O Hub Sama prevê atender mais de 700 alunos por ano na formação em GameDev, 60 em workshops, 270 pessoas a cada seis meses nos meetups e 90 participantes em game jams. A meta é tornar a iniciativa referência em qualificação profissional, empreendedorismo e integração ao mercado de jogos eletrônicos no Brasil.

"Ao oferecer estrutura moderna e com o conteúdo constantemente atualizado, o Hub Sampa Games fortalece o desenvolvimento econômico local e gera oportunidades para aqueles que buscam se profissionalizar e empreender nesta área em expansão", reforça o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Rodrigo Goulart.

Globalmente, a indústria de jogos eletrônicos já superou o cinema e a música e estima-se que tenha gerado uma receita total de R$ 1 trilhão em 2024. Com 115 milhões de jogadores, o Brasil se destaca no cenário global. De acordo com a Pesquisa Games Brasil 2024, 50% dos brasileiros se consideram gamers e, em relação às oportunidades de trabalho, o número de estúdios nacionais cresceu 683,4% em 10 anos, saindo de 133, em 2014, para 1.042 em 2024.

O presidente da Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais (Abragames), Rodrigo Terra, comemorou a inauguração do Hub Sampa Games: “é um orgulho ver isso acontecer aqui na nossa cidade, pois o peso de São Paulo é muito grande no desenvolvimento do país. Desejo que o Hub tenha vida longa e que possamos ocupar possa ocupar esse espaço de uma forma plena e coletiva”.

Serviço

O acesso ao Hub Sampa Games se dará pela Rua Líbero Badaró, 425, piso térreo, de segunda a sexta-feira das 8h às 19h, e pelo Vale do Anhangabaú no período noturno e aos sábados, quando as atividades acontecem até às 19h. Para mais informações sobre o espaço, acesse o site da ADE SAMPA (https://adesampa.com.br/). 

Sobre a Ade Sampa

A Agência São Paulo de Desenvolvimento promove políticas públicas que contribuem para a redução de desigualdades econômicas, aumentando a competitividade e fomentando a geração de emprego e renda na cidade de São Paulo. Com ações e programas voltados para empreendedorismo, inovação, tecnologia e sustentabilidade, oferece cursos e capacitações, aceleração de negócios, atendimento para MEIs, espaços de trabalho gratuitos, estúdios de podcasts e orientação para obtenção de crédito.

Mídias 

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn