Secretaria Municipal de Relações Internacionais
Prefeito de Copenhague visita São Paulo para avançar em cooperação ambiental e conhecer políticas de destaque na cidade

O prefeito de Copenhague, Lars Weiss, cumpriu agenda em São Paulo nesta quinta (6) e sexta-feira (7) para aprofundar a Cooperação Setorial Estratégica firmada entre as duas cidades. O acordo, financiado pelo Ministério de Relações Exteriores da Dinamarca, prevê ações conjuntas, entre 2025 e 2027, e visa promover a troca de experiências e soluções nas áreas de desenvolvimento urbano sustentável, adaptação climática, gestão de resíduos, empregos verdes e eficiência energética, com concentração de projetos-piloto na zona sul da capital paulista.
A programação começou no Edifício Matarazzo, onde a delegação dinamarquesa, liderada pelo prefeito Lars Weiss, foi recebida pelo Secretário Municipal de Mudanças Climáticas (SECLIMA), Renato Nalini, e o Secretário Municipal de Relações Internacionais em Exercício, Fernando Ferreira, além de representantes da SPTrans. A delegação acompanhou uma apresentação sobre a política de descarbonização da frota de ônibus de São Paulo e conheceu um dos modelos de ônibus elétricos atualmente em operação na cidade, que já conta com 1.000 veículos em circulação.
Em seguida, o prefeito de Copenhague encontrou-se com o prefeito Ricardo Nunes na Central de Monitoramento do Smart Sampa. Embora a segurança pública não integre o escopo da cooperação bilateral, a visita permitiu à comitiva conhecer o funcionamento do maior sistema de monitoramento de segurança da América Latina, que reúne mais de 40 mil câmeras e utiliza tecnologias de monitoramento em larga escala.
O primeiro dia também foi marcado por uma reunião de trabalho coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET). O encontro, conduzido pelo secretário-adjunto Armando Junior, teve como foco o alinhamento inicial das ações previstas na cooperação. Participaram do encontro o Secretário-Executivo da SELIMP, Osmário Baptista, a Secretária Executiva do Programa Mananciais, Maria Teresa, e a chefe de gabinete da SECLIMA, Luciana Feldman. O grupo discutiu as primeiras impressões da delegação e a organização das equipes responsáveis pelos projetos no escopo da cooperação.
Para encerrar as agendas do dia, a delegação visitou a cooperativa Coopercaps, em Jurubatuba, onde acompanhou um projeto de coleta seletiva e triagem de resíduos apoiado pela Prefeitura. A atividade integrou a programação voltada ao eixo de empregos verdes do projeto.
Visitas a áreas vulneráveis e projetos educacionais marcaram o segundo dia
Na sexta-feira (7), Weiss visitou o Aquático-SP, serviço de transporte público hidroviário, para realização da travessia do Terminal Mar Paulista ao Terminal do Parque Linear Cantinho do Céu, na zona sul. A equipe da SPtrans mostrou o funcionamento atual e os planos futuros de expansão da frota de barcos e do número de terminais integrados a terminais de ônibus.
Depois, uma equipe da Secretaria Municipal de Habitação e da Secretaria Executiva do Programa Mananciais apresentou o Parque Linear Cantinho do Céu, referência em urbanização integrada e recuperação ambiental. A visita serviu para situar um dos objetos da cooperação técnica, que é a mitigação de riscos climáticos, sobretudo a incidência de enchentes em áreas de vulnerabilidade social na zona sul de São Paulo.
A comitiva também esteve na EMEI Janete Clair, que desenvolve atividades de educação ambiental voltadas para crianças da rede pública e foi uma das escolas visitadas na fase inicial do eixo de cooperação em eficiência energética em edifícios municipais. A escola se situa na bacia hidrográfica de Guavirituba. Na Escola, o Prefeito de Copenhague plantou uma árvore junto da Diretora da unidade escolar e foi acompanhado por alguns pontos focais da cooperação técnica, que participaram da ação de plantio para simbolizar o crescimento e o florescimento das relações entre São Paulo e Copenhague.
Cooperação aplica US$ 2 milhões em projetos-piloto
Formalizada em 2024, a cooperação prevê investimento de cerca de US$ 2 milhões em ações nas áreas de eficiência energética em edifícios, adaptação climática e natureza urbana, empregos verdes e gestão de resíduos. As intervenções serão concentradas na Bacia Hidrográfica de Guavirituba, região vulnerável aos efeitos das mudanças climáticas. O objetivo é aumentar as oportunidades de sinergias e concentrar os esforços em uma área da cidade que é altamente impactada pela crise climática e que abriga comunidades vulneráveis.
Delegações e participação municipal
Além do prefeito Lars Weiss, integraram a comitiva dinamarquesa Rikke Egelund, chefe de gabinete; Jakob Heltoft, diretor de Relações Internacionais; e Birgitte Krohn, consultora do Programa de Cidades da União Europeia.
A programação envolveu representantes de diversas secretarias paulistanas, incluindo SVMA, SECLIMA, SIURB, SMDET, SEHAB, SME, SMS, SELIMP, SMSUB, SMRI e SMUL.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
