Secretaria Municipal da Saúde
Vacina Varicela (atenuada)
Prevenção: Varicela.
Indicação: Aos 4 (quatro) anos
Esquema vacinal: Duas doses, sendo a primeira aos 15 meses de idade sob a forma da vacina sarampo, caxumba, rubéola e varicela (atenuada) – vacina tetraviral e a segunda aos 4 (quatro) anos de idade.
Nota – Esta administração corresponde à segunda dose da vacina varicela (atenuada) e visa corrigir possíveis falhas vacinais da primeira dose administrada sob a forma da vacina sarampo, caxumba, rubéola e varicela (atenuada) – vacina tetraviral. Poderá ser administrada até 6 anos, 11 meses e 29 dias.
Nota - Caso a criança ainda não tenha recebido a vacina tetraviral, esta deve ser administrada previamente. Administrar a vacina varicela com intervalo mínimo de 4 (quatro) semanas após a vacina tetraviral (mínimo de 15 dias excepcionalmente).
Nota - Populações indígenas a partir dos sete anos de idade, não vacinados ou sem comprovação vacinal, devem receber uma ou duas doses de vacina varicela (atenuada), a depender do laboratório produtor.
Nota - Na indisponibilidade da vacina varicela, esta dose poderá ser realizada com a vacina tetraviral.
Nota – Em situações de bloqueio vacinal, a vacinação de contatos de casos suspeitos ou confirmados deve seguir nota técnica específica.
Nota – Alguns grupos de pacientes suscetíveis como familiares e cuidadores de pessoas imunocomprometidas, pessoas vivendo com HIV/Aids (PVHA), candidatos a transplantes de órgãos sólidos, com nefropatias crônicas dentre outras patologias, têm recomendação de idades e esquemas diferenciados. Pessoas após transplante de células hematopoiéticas TCTH e pós quimioterapia podem ter indicação de doses adicionais como revacinação (consultar o Manual dos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais).
Contraindicação:
Anafilaxia a quaisquer dos componentes da vacina
- Imunodeficiência primária ou secundária em que haja comprometimento grave do componente celular do sistema imune (linfócitos T); os demais casos devem ser analisados com o imunologista que acompanha o caso
- Crianças e adolescentes vivendo com HIV/aids não devem receber a vacina tetraviral, por não existirem estudos de segurança dessa vacina para essa população. Aplicar separadamente a vacina varicela, em mono dose, e a vacina tríplice viral
- Gestação
Nota - Administração recente de sangue, plasma ou imunoglobulina, recomenda-se intervalo mínimo entre a administração desses produtos e vacinas de vírus atenuados. Consultar o Manual do CRIE, 6ª edição, Tabela 5, pág 36. Revacinar se não respeitar os intervalos mínimos. Após o uso de vacina de vírus atenuado aguardar 2 semanas para receber Imunoglobulinas( manual do CRIE, 6ª edição, Tabela 4,pág.35).
Nota - Não utilizar medicamentos contendo ácido acetilsalicílico nas seis semanas após a aplicação da vacina.
Vacinação simultânea:
A vacina varicela (atenuada) pode ser administrada simultaneamente com as demais vacinas do calendário, incluindo as vacinas tríplice viral e febre amarela. Na impossibilidade de realizar vacinação simultânea, adotar o intervalo de quatro semanas entre as vacinas (mínimo de 15 dias excepcionalmente).
Via de aplicação: subcutânea.
Cuidados antes, durante a após a vacinação:
- Mulheres em idade fértil devem evitar a gravidez por pelo menos 1 (um) mês após a vacinação
- Em caso de febre, deve-se adiar a vacinação até que ocorra a melhora
- Compressas frias aliviam a reação no local da aplicação
Eventos adversos mais comuns:
Pode ocorrer dor e vermelhidão locais. Imunodeprimidos podem apresentar eventos adversos mais intensos, embora raramente graves.
Efeitos mais intensos ou quaisquer outras alterações, deverão ser avaliados por profissional de saúde capacitado, para a investigação e tratamento adequados.
Todos os eventos deverão ser notificados pelos serviços de saúde (notificação ESAVI)
Disponível em:
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
