Subprefeitura Jaçanã Tremembé
Histórico: Subprefeitura Jaçanã/Tremembé
Os distritos do Jaçanã e do Tremembé, localizados na Zona Norte do Município de São Paulo, apresentam trajetórias históricas distintas, porém conectadas pelo processo de ocupação territorial, pelo desenvolvimento urbano e pela relevância ambiental da Serra da Cantareira. Atualmente, ambos são administrados pela Subprefeitura Jaçanã/Tremembé, responsável pela gestão regional e pela execução das políticas públicas locais.
Distrito do Jaçanã
A origem do distrito do Jaçanã remonta ao ano de 1870, quando a região era conhecida como Uroguapira, denominação associada à crença popular na existência de ouro na localidade. Com a inexistência de exploração mineral, o nome foi abreviado para Guapira, topônimo de origem indígena utilizado para designar áreas próximas à Serra da Cantareira.
Em 1º de junho de 1930, o bairro passou oficialmente a se chamar Jaçanã, nome que faz referência a uma ave ribeirinha típica da região, conhecida pelo tom avermelhado do peito. O distrito ganhou projeção nacional ao ser imortalizado pelo compositor Adoniran Barbosa, autor da canção “Trem das Onze”, inspirada no antigo trem da Estrada de Ferro Cantareira, que ligava o Jaçanã a outros bairros da Zona Norte e ao então município de Guarulhos.
Um importante marco cultural do distrito ocorreu em 1949, com a inauguração da Companhia Cinematográfica Maristela, localizada no final da Rua Francisco Rodrigues. Considerado o primeiro grande estúdio de cinema da cidade de São Paulo, o espaço foi palco de produções que contaram com atores e artistas históricos, como Mazzaroppi, Procópio Ferreira, Adoniran Barbosa e Regina Duarte, consolidando o Jaçanã como referência na memória cultural paulistana.
O distrito do Jaçanã possui área aproximada de 7,8 km² e, segundo o Censo Demográfico de 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apresenta população estimada em 96.176 habitantes.
Fonte:
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – Censo 2022
https://www.negocios.
Bairros do Distrito do Jaçanã
-
Vila Milagrosa
-
Vila Germinal
-
Jaçanã
-
Vila Constança
-
Jardim Modelo
-
Jardim Aliança
-
Vila Carolina
-
Vila Ester
-
Vila Laura
-
Vila Isabel
-
Jardim Cabuçu
-
Parque Edu Chaves
-
Jardim Guapira
-
Vila Nilo
-
Chácara São João
-
Vila Nova Galvão
Distrito do Tremembé
O distrito do Tremembé teve sua origem em 10 de novembro de 1890, a partir do desmembramento da antiga fazenda da família Vicente de Azevedo em chácaras e glebas de médio porte. Registros históricos indicam que a sede da fazenda localizava-se na atual região conhecida como Fazendinha, nas proximidades da Avenida Nova Cantareira com a Rua Maria Amália Lopes Azevedo.
O Tremembé destaca-se pela expressiva presença de áreas verdes, abrigando importantes patrimônios ambientais do Município de São Paulo, como o Horto Florestal, criado em 1896, e parte do Parque Estadual da Cantareira, instituído em 1963. O parque é um dos maiores fragmentos de Mata Atlântica em área urbana do mundo, desempenhando papel fundamental na preservação ambiental, na proteção da biodiversidade e na regulação climática da cidade.
Com área aproximada de 56,30 km², o Tremembé é o quarto maior distrito do município em extensão territorial. De acordo com o Censo 2022 do IBGE, o distrito possui população estimada em 225.512 habitantes.
Fonte:
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – Censo 2022
https://www.negocios.
Bairros e localidades do Distrito do Tremembé
O distrito do Tremembé é composto por diversos bairros, vilas, loteamentos e conjuntos habitacionais, entre os quais destacam-se:
-
Tremembé
-
Vila Nova Mazzei
-
Jardim Floresta
-
Parque Palmas do Tremembé
-
Jardim Hugo
-
Jardim Yara
-
Jardim Maria Nazaré
-
Jardim Entre Serras
-
Jardim Virginia Bianca
-
Jardim da Ponte
-
Parque Ramos de Freitas
-
Vila Santa Maria
-
Vila Vieira
-
Parque do Tremembé
-
Vila Esmeralda
-
Jardim Santa Marcelina
-
Jardim Daysy
-
Jardim Ibira
-
Jardim Ibiratiba
-
Vila Marieta
-
Vila Bibi
-
Vila Albertina
-
Jardim Denise
-
Vila Maria Augusta
-
Vila Irmãos Arnoni
-
Vila dos Rosas
-
Jardim São Manoel
-
Parque Petrópolis
-
Vila Solear
-
Vila Pereira
-
Vila Brasil
-
Jardim Guapira
-
Jardim das Rosas
-
Vila Paulistana
-
Jardim Filhos da Terra
-
Bortolândia
-
Parque Casa de Pedra
-
Jardim Apuana
-
Jardim Jaçanã
-
Jardim Mário Fonseca
-
Jardim Joamar
-
Vila Aurora
-
Vila Zilda
-
Conjunto Fidalgo
-
Jardim Tremembé
-
Jardim Maurício
-
Jardim Maria Cândida
-
Jardim Ataliba Leonel
-
Vila Fidalgo
-
Vila Dornas
-
Jardim Luísa
-
Vila Virgínia
-
Jardim Piqueri
-
Jardim Furnas
-
Jardim Francisco Mentem
-
Jardim Joana D’Arc
-
Jardim Martins Silva
-
Jardim Campo Limpo
-
Jardim Fontalis
-
Vila Ayrosa
-
Jardim Flor de Maio
-
Chácara São José
-
Jardim Corisco
-
Jardim das Pedras
-
Sítio São João
-
Chácara Paraíso
-
Chácara Santa Sofia
-
Chácara São Francisco
-
Jardim Recanto Verde
-
Jardim Uniserve
-
Jardim Valparaíso
-
Jardim Labitary
-
Nova Paris
Administração Regional
Os distritos do Jaçanã e do Tremembé são administrados pela Subprefeitura Jaçanã/Tremembé, criada no âmbito da Lei Municipal nº 13.399/2002, que instituiu o modelo de subprefeituras no Município de São Paulo, com o objetivo de promover a descentralização administrativa e ampliar a eficiência na prestação dos serviços públicos.
A Subprefeitura é responsável pela coordenação das ações de zeladoria urbana, fiscalização, participação social, planejamento local e atendimento às demandas da população dos dois distritos.